Espiritualidade

Enquete

O que você achou do site dos Crúzios
 
Facebook Twitter RSS Feed 
Jubileu
Em 2010, a Ordem da Santa Cruz celebra o fato de que há 800 anos atrás, colocaram-se os fundamentos daquilo que hoje é o conjunto dos Crúzios. O jubileu é a alegria de dar graças a Deus, rezar , fazer penitência, e renovar-se na esperança pelo futuro da Ordem.

O ano Jubilar foi inaugurado na Indonésia, durante o Capítulo Geral de 2009. Com a riqueza da diversidade cultural asiática e participação de todas as províncias, deu-se início a este ano de graça na história dos Crúzios. O jubileu 2010 tem com lema "recomeçar de um lugar de luz", fazendo referência a Clairlieu, -Um Lugar de luz. Esse lema evoca o frescor e alegria de um particular encontro junto de Deus com um grupo específico de homens, formando o destino e futuro comum deles. Em nosso Jubileu, nós, Crúzios recomeçamos mais uma vez.


Nós celebramos o brilho do amanhecer de Deus, 800 anos atrás, e propomos fazer algo novo: Um Lugar de Luz. Nós honramos o brilho daquela luz. Nós celebramos o evento fundante de nossas origens como uma comunidade fraterna, sendo uma luz para os outros sob o sinal da Cruz.
As celebrações centrais do Jubileu ocorreram na Holanda, em setembro de 2010. O Priorato de Santa Ágata, nossa casa mãe, recebeu confrades do mundo inteiro, assim como amigos e benfeitores.


No Brasil, as celebrações do Jubileu estão principalmente voltadas para a nova etapa na história dos Crúzios, no chão brasileiro, que se inicia com a experiência de refundação da Ordem. A comunidade formada em Campo Belo tem a missão de perpetuar no Brasil o carisma e o jeito Crúzio de servir a Deus.


Gratos a Deus por essa bela história, olhamos para o futuro e contemplamos a mesma luz radiante que impulsionou os primeiros Crúzios em 1210. Somos imensamente gratos a tantos padres, principalmente os holandeses, que desde 1934 doaram sua vida no serviço da Ordem no chão Brasileiro.