Vocações

CRÚZIOS

“CRÚZIOS”- homens consagrados para seguir o exemplo dos primeiros cristãos:
vivendo em comunidade, rezando juntos e servindo a Igreja e ao povo de Deus.

Vinde e Vede: O convite de Jesus “Vinde e vede” (Jo 1,39) é a regra de ouro da caminhada vocacional. Assim convidamos o Promotor vocacional, que te auxiliará no discernimento da vocação, de modo a dar uma resposta ao chamado de Deus. Vale a pena entregar a vida por uma grande missão, partilhada com os irmãos na oração e no serviço evangelizador.

Formação

O processo de formação na Vida Religiosa Crúzia acontece dentro da comunidade formadora, tendo como característica o contexto cotidiano da comunidade, a vivência fraterna, a oração litúrgica e serviço apostólico dentro e fora da comunidade, inspirados na Cruz Gloriosa de Cristo ao modo de Theodoro de Celles.

A formação em sua etapas são períodos em que se prepara uma resposta livre à escolha de assumir o jeito Crúzio de se consagrar a Deus. Em cada etapa, a resposta vai sendo enriquecida de modo em que o candidato vai se preparando para uma resposta assegurada com os votos perpétuos. É um trabalho pessoal e contínuo, vivido em fraternidade.

As etapas, na formação, indicam momentos específicos na vida do candidato, de modo que esta o ajude a ser um bom Religioso Crúzio, num crescente amadurecimento de sua opção e resposta ao chamado de Deus. Elas se completam e se interpenetram.

OS CRÚZIOS NO BRASIL

Período de aprofundamento da opção pela Vida Religiosa Consagrada Crúzia, no qual o candidato é acompanhado por um formador e faz a experiência de vivência fraterna, conhecendo o carisma da Ordem. Ele também intensifica o autoconhecimento, desenvolve sua maturidade humana, emocional, intelectual e espiritual, para assim abraçar a vida religiosa Crúzia. Na formação, o candidato deve mostrar capacidade de assumir progressivamente todos os valores da vida Crúzia.

O candidato com responsabilidade e liberdade de escolha, inicia este processo de formação em vista do Noviciado, de maneira a dar prosseguimento no ideal que aspira. Este período também visa preparar o candidato para os estudos acadêmicos, adquirindo bases para frequentar o ensino superior.

Noviciado

É o tempo do aprofundamento das experiências da vida da Ordem.
No noviciado o candidato identifica sua vocação com a vida religiosa Crúzia.

Ele começa a estabelecer e lançar raízes profundas no relacionamento com Deus (Cf. Cencine p.105). Essa fase tem como objetivo formar o noviço na praxe da vocação Crúzia.

A caminhada neste período deve ser em clima evangélico, sereno, rico de valores, sustentado pelo testemunho alegre do formador e da comunidade, alimentada pela experiência autêntica e profunda do carisma Crúzio.

O candidato estabelece os esteios da vida religiosa na Experiência de Deus, conscientemente procurada na convivência com os irmãos, ou seja, servir a Deus vivendo em uma comunidade, segundo o carisma sob a luz da espiritualidade da Cruz. Ao final desta etapa, faz os Votos Religiosos de Obediência, Pobreza e Castidade.

Pós-Noviciado

Após professar os Votos de Obediência, Pobreza e Castidade, o Crúzio aperfeiçoa a sua formação acadêmica de Filosofia e Teologia, tempo em que experimenta a vivência equilibrada do carisma. Também se prepara para fazer a opção definitiva à vida religiosa consagrada Crúzia, assumindo todos os desafios da Ordem. O religioso Crúzio tem condições de aprofundar e consolidar as dimensões de sua identidade de consagrado, constitutivas da Vida Religiosa, segundo o carisma Crúzio.

Até emitir os Votos Solenes, que significa entrega total a Deus na Ordem da Santa Cruz até a morte, o candidato, a cada ano, faz a renovação dos votos.