Convento Santa Cruz

Convento

A vida cristã está fortemente marcada pela experiência comunitária. Em sua missão, Jesus formou e conviveu em uma comunidade com homens e mulheres, discípulos que se sentiam atraídos por Ele. Os cristãos dos primeiros séculos, como nos narram os Atos dos Apóstolos, foram fiéis neste espírito de acolhida e de vida em comum, vida partilhada. Os crúzios desde os primórdios de sua fundação, como ordem religiosa, priorizaram este espírito comunitário de fraternidade e acolhida. Assumir a Regra de Santo Agostinho como regra de vida reflete bem este desejo de “um coração e uma alma” de nossos primeiros irmãos.

Um convento religioso é mais que uma casa onde residem homens consagrados a Deus. Um convento é um sinal para o mundo de uma vida dedicada a Deus no serviço e na acolhida aos irmãos. Portas abertas e abraço acolhedor devem marcar a nova evangelização, por isso, o convento da Santa Cruz em Campo Belo, tem como grande objetivo ser um espaço onde os crúzios possam desenvolver seu serviço de acolhida. Receber as pessoas para a escuta, a partilha de vida e orientação. Este é uma real necessidade no tempo presente, em que na sociedade e nas famílias se tem pouco tempo para ouvir e se dedicar ao outro. O convento da Santa Cruz, por meio do serviço de seus membros, oferece uma acolhida fraterna, sinal da misericórdia de Deus.

O Convento Santa Cruz é um espaço de acolhida e proclamação da alegria do Evangelho. Nossos espaços diversificados estão abertos à comunidade por meio dos seguintes serviços disponíveis:

Acolher é um das grandes habilidades presentes na vida de Jesus. Nosso Mestre e Senhor tomou tempo para olhar, ouvir e estar com as pessoas. Como comunidade religiosa, criamos o centro de escuta, que é um serviço de acolhida, escuta e direção espiritual. Um cantinho especial é a Sala da Misericórdia, onde acontecem os atendimentos para o sacramento da Reconciliação.

Todas terças e quintas as pessoas podem agendar horário para atendimento.
Anualmente são promovidos os exercícios espirituais da Santa Cruz, que é um rico caminho espiritual de superação dos traumas sofridos.

O Centro de Acolhida é um lugar, a partir do qual, a comunidade Crúzia oferece encontros vocacionais, retiros de espiritualidade e capacitação de voluntários. Também está disponível para outros grupos, pois conta com espaço para acolher grupos para pernoite, salas de reunião e área verde para caminhada e meditação.

O espaço também estará aberto para outras entidades governamentais e empresas privadas realizarem seus eventos, treinamentos e congressos.

Os valores dos aluguéis deste espaço servem para financiar os custos de manutenção do prédio.

Está em fase de implantação o Memorial dos Crúzios e Colégio Dom Cabral. Será um espaço para manter viva essa gratidão aos Crúzios holandeses. Com imagens, objetos e histórias destes grandes missionários. É um dever de todos nós, manter viva a memória dos Padres Crúzios holandeses que por aqui passaram e trabalharam com empenho no serviço ao povo da nossa região.

Nos seus 75 anos de história, o Colégio Dom Cabral marcou a vida de centenas de pessoas que passaram parte de sua infância e adolescência nesta escola. As amizades feitas, os valores aprendidos, as histórias vividas são inesquecíveis. O toque da fanfarra, o pastel da Tia Luca, o sotaque dos padres, tantas boas memórias devem ter um lugar especial. O Memorial do Colégio fará parte do complexo do Centro Multiuso do Convento e manterá para sempre as importantes memórias do Dom Cabral.

Nas suas raízes, a fé cristã encontra no relato da criação do Livro do Gênesis um belo poema à beleza do jardim criado por Deus. A vida é um precioso presente de Deus, o ser humano é chamado a contemplar e cuidar deste belo jardim. O Convento da Santa Cruz é agraciado com uma grande área verde onde está em composição o “Semper Viridis”, um termo latim para dizer da natureza sempre verde, que encanta e nos leva a reconhecer a beleza e singeleza do criador nas sua obra.