Espiritualidade

Enquete

O que você achou do site dos Crúzios
 
Facebook Twitter RSS Feed 
Notícias
50 anos do martírio de 23 crúzios no Congo PDF Imprimir E-mail

Celebramos neste ano de 2015 a memória dos 50 anos de martírio de 23 padres e irmãos crúzios em terras africanas. Lembramos com gratidão a coragem desses homens que não se recusaram a amar, mas sim a pegar em armas para desfazer o amor. Eles foram massacrados e degolados em Buta e Dakwa por tropas da guerrilha rebelde Simba, juntamente com outras pessoas. martirio 1

Esta história de entrega de vidas pela vida de um povo teve início em 1920, quando os primeiros crúzios chegaram no então chamado Congo Belga. Eles foram para a região norte do Rio Uele, onde trabalharam na evangelização e na promoção da vida. A independência colonial da Bélgica ocorreu em 1960 por fortes pressões internacionais. Entre 1964 e 1965 ocorreu uma rebelião apoiada na parte norte do país contra o governo, o grupo rebelde se denominava “Simba”. Quando a rebelião teve início os crúzios que trabalhavam na região decidiram não fugir, mas permanecer em solidariedade ao povo congolês. Durante a guerra entre rebeldes do M.N.C (comunistas) contra as tropas do governo  do partido chamado Radeco, vários missionários foram capturados e mantidos reféns por meses, entre eles 23 crúzios que trabalhavam na região.

Leia mais...
 
Oração Capítulo Geral 2015 PDF Imprimir E-mail

Capítulo geral

Oh, Deus da cruz e da glória,

agradecemos-vos por vosso amor redentor.
Ao longo dos séculos da nossa caminhada Crúzia,

tendes renovado continuamente nossas mentes e corações,
formando-nos irmãos que são consagrados para viver somente para Vós.

Com a graça do vosso Espírito, buscamos em nossos dias
tornarmo-nos sentinelas da manhã,
formando uma comunidade evangélica
que mantém o Evangelho vivo e proclamado
através da nossa fraternidade, nossa liturgia e nosso serviço.
Enviai o Espírito santo sobre a Ordem
ao nos prepararmos para celebrar o Capítulo Geral 2015.
Guiai-nos, inspirai-nos,
enchei nossos corações e mentes com vossa presença.
Mostrai-nos o caminho que devemos seguir.

Que enraizados na fé, vivamos nossa vocação com fidelidade criativa.
Ajudai-nos a partilhar os dons do nosso carisma
com todos os nossos irmãos e irmãs
oferecendo-lhes a alegre esperança da cruz.

Tudo isto vos pedimos por Cristo, nosso Senhor.
Amém

 
Abertura do Ano da Vida Consagrada PDF Imprimir E-mail

 

No último dia 29 de Novembro, os Crúzios participaram com a Diocese de Oliveira, e em
logo ano vida comunhão com a Igreja no mundo inteiro, da celebração de abertura do Ano da Vida Consagrada. Este ano foi convocado pelo Papa Francisco com o objetivo de animar e refletir sobre a Vida Consagrada na Igreja hoje. As atividades de abertura iniciaram na casa das Irmãs Escolápias com um momento de oração, acolhida e confraternização. Entorno de quarenta pessoas entre religiosos, e membros de institutos seculares partilharam a alegria de viver sua consagração a Deus. A celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Miguel, foi realizada na Matriz Nossa Senhora Oliveira e contou com a participação de todas as diversas congregações e institutos presentes na Diocese.

Leia mais...
 
Falecimento Padre Guilherme OSC PDF Imprimir E-mail

Faleceu em Belo Horizonte, na madrugada de 03 de Novembro, Padre Guilherme van e Lokkant OSCPadre Guilherme
 Pe. Guilherme nasceu na pequena vila de Haps na Holanda em 14 de dezembro de 1928, ele era gêmeo com Nel e pertencia a uma família numerosa e muito católica. Entre os seus irmãos, havia outro sacerdote, Antônio, que era religioso Espiritano, foi missionário na Angola. Padre Guilherme, que era chamado pelo apelido carinhoso de Wim por seus familiares, fez ginásio no Colégio dos Crúzios em Uden.

Leia mais...
 
Despedida ao Pe. Guilherme PDF Imprimir E-mail

Nós sabemos que, se esta tenda, que é a nossa morada terrestre, for desfeita, recebemos nos Céus uma habitação eterna, que é obra de Deus e não é feita pela mão dos homens. (2 Cor, 1)

No despontar de três de novembro, o susto tomou espaço no coração dos crúzios e de todos que patrãonet
amavam a pessoa do Padre Guilherme Van de Lokkant, que exilou desse corpo terreno e foi habitar junto à casa do Senhor. A tristeza estava presente, pois uma pessoa que nessa terra contribuiu através de sua vocação, se doando para a construção do Reino de Deus se fazendo amigo, companheiro, irmão e acima de tudo um pai espiritual dos que nesse mundo estão.

Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo > Fim >>

Pagina 2 de 6