Espiritualidade

Enquete

O que você achou do site dos Crúzios
 
Facebook Twitter RSS Feed 
Vida Consagrada PDF Imprimir E-mail

capela1Jesus foi “consagrado a Deus”, é o que lemos, na celebração desta festa da Apresentação do Senhor. Na Igreja se fala de Vida Consagrada, a vida dedicada ou consagrada a Deus. Com o Novo Testamento e a pregação de Jesus, ocorreu uma mudança dramática para uma forma de religião presa nos sacrifícios físicos a uma prática religiosa de dedicação espiritual. Ninguém se aproxima de Deus com holocaustos e sacrifícios de sangue, mas com uma consagração do coração e da mente, uma dedicação a Deus, que inclui uma mudança de mentalidade e uma transformação de personalidade ao longo da vida.

Se tivéssemos que resumir o que a vida consagrada é, poderíamos dizer o seguinte: Ela é um compromisso em ser transformados pela experiência do amor, tanto a experiência humana de ser amado e a amar ativamente outros. Sabemos por meio São João que Deus é amor. Quando participamos dessa experiência espiritual, ou seja, este saber o que significa amar e ser amado a partir de dentro da nossa experiência humana de amor, sabemos quem é Deus.

Nosso Papa Francisco nomeou o ano de 2015 como o ano dedicado à Vida Consagrada. Todos nós somos convidados a aprender a ver algo novo sobre a Vida Consagrada. Pergunte aos homens e mulheres que você conhece que são conscientemente dedicados a esta vida de consagração a Deus. Peça-lhes para dizer como eles a entendem, como eles a vivem, como eles a amam.