Espiritualidade

Enquete

O que você achou do site dos Crúzios
 
Facebook Twitter RSS Feed 
Crúzios organizam Encontro de Educadores PDF Imprimir E-mail

Por ocasião do dia do professor foi realizado em Campo Belo, o Primeiro Encontro de Educadores educadoresCristãos promovido pela Pastoral da Educação da Diocese de Oliveira. O evento que aconteceu no Colégio Dom Cabral, na cidade de Campo Belo, reuniu cento cinquenta educadores de 18 paróquias da Diocese. A proposta foi, entre celebrar o dia do professor, despertá-los para a missão evangelizadora no ambiente escolar e articular a implantação da Pastoral na Diocese. Em parceria com as secretarias municipais de educação e a Superintendência Regional de Educação de Campo Belo, a Pastoral da Educação deseja trabalhar de forma ecumênica, reunindo homens e mulheres que acreditam no poder transformador da educação. Guiada pela palavra do grande educador e mestre Jesus, a Pastoral deseja servir e caminhar junto aos educadores na sua vivência cristã a fim de humanizar as relações no mundo da educação como maneira de contribuir para o melhoramento de nossa sociedade. Diante da missão de anunciar a Boa Nova de vida e esperança a toda humanidade a Pastoral da Educação deseja ser a concretização deste anúncio no mundo da educação. Segundo Roselaine Barbosa coordenadora da Pastoral da Educação, "Os educadores cristãos devem dar testemunho da pedagogia de Cristo, que acolhe a pessoa do educando olhando-o por inteiro com compaixão e amor. A Pastoral da Educação deseja ser o braço servidor da Igreja nos ambientes escolares."

 


O encontro foi abrilhantado pela presença de grupos musicais e culturais das escolas da região como CEOM (Centro Educacional Olímpico Municipal) da cidade de Campo Belo e a Banda de Violas da E.E.Alberico Ferreira Naves, da comunidade da Onça, município de Santo Antônio do Amparo , também pela equipe de música-litúrgica do Colégio Dom Cabral. Durante o momento de espiritualidade foi realizada uma bela celebração ecumênica presidida pelo Pe. Sebastião Lino e Pastor Willian, em que se refletiu sobre a Parábola do Semeador (Mt. 13, 1-9). Como parte da programação, tivemos um rico momento de formação, que ficou a cargo do Pe. Aparecido Paulo da Silva que ministrou uma palestra motivacional para os educadores. Temas como a "História da Educação", "Panorama da Educação nos últimos 20 anos", "Identidade, objetivos da Pastoral da Educação" foram abordados por agentes, com o intuito de diagnosticar o cenário escolar atual e lançar a semente para a grande missão. Os professores foram homenageados e seu dia celebrado com sorteio de brindes, delicioso almoço, atração musical.
pastoral educaçãoComo afirmou Pe. Júlio Resende durante a apresentação dos objetivos da Pastoral da Educação "O foco de ação da Pastoral é o educador e todos os que participam de processos educacionais, e se comprometem a refletir esses processos à luz da fé e queiram ser agentes de transformação. Os agentes multiplicadores e colaboradores são todos os educadores que querem dar continuidade à pedagogia e à missão de Jesus no universo da educação. A Pastoral da Educação entende que os agentes multiplicadores principais são os profissionais da educação, por estarem atuando diretamente nos sistemas de ensino. Entretanto, todos os que acreditam na educação como instrumento de formação integral e na práxis de Jesus, poderão se articular com a Pastoral da Educação".