Espiritualidade

Os Crúzios tem sua fonte espiritual na Liturgia Conventual e na Espiritualidade da Cruz

PELA CRUZ À VIDA! UMA ESPIRITUALIDADE DA CRUZ

No dia 14 de Setembro, os Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz, como toda a Igreja, celebram a Exaltação da Santa Cruz, festa em louvor a Cruz Gloriosa do Deus encarnado. Em comunidade fraterna, os Crúzios buscam ser luz para os outros sob o sinal da Cruz, que é fonte de vida e luz para todos.

O Madeiro Glorioso revela o mistério de Deus, o seu maravilhoso amor e a salvação surpreendente que se manifesta quando a Cruz é reconhecida em nossas vidas. Nós Crúzios, glorificamos a Cruz de nosso Senhor Jesus, agora ressuscitado para conceder a plenitude da vida.

A linguagem da Cruz por si é mais forte do que qualquer outra força. Na Cruz, Jesus Cristo humilhado a fez fonte libertadora para todos os povos. Para os Crúzios, a Cruz fonte de nossa espiritualidade, levedou uma história. O triunfo desta fonte libertadora nos dá a alegria de viver com o espírito renovado que através da vivência do carisma, vida comunitária, vida litúrgica e o serviço apostólico somos Luz para os outros em suas Cruzes.

A Cruz de Cristo é que ilumina nossa caminhada como Crúzios. Ela é o retrato do amor de Deus, que liberta da dor do dia adia. No sangue de Cristo, os sofrimentos do povo ainda injustiçado e oprimido em seus direitos, são libertados com a sua vida, por isso proclamamos o mistério pascal.

Em meio a gritante desigualdade social, o povo sofredor da cruz proclama o anúncio da libertação e o resgate da vida. O “tomar a cruz de cada dia” e seguir Jesus, não é um conformismo alienado e sim, ato resoluto do discípulo que, a exemplo de Paulo, professa com fé: “Eu me glorio na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!” (Gl 6,14).

A Cruz nos lembra que Cristo Vitorioso, venceu a morte. Assim traçamos sobre nós este sinal de vitória! A cruz é o grito profético contra toda a marginalização humana. Grito sem voz, mas impossível não ouvi-lo. “A mensagem da cruz é escândalo e loucura para os homens, mas é força de Deus para nós.” (1Cor 1,18). A vitória de Cristo nos possibilita, desde agora, celebrar a nossa futura glória no céu. Pois, “se morremos com Cristo, cremos também que viveremos com Ele” (Rm 6,9) – Cruz sinal de fidelidade de Cristo ao Projeto do Pai.

Dentro dos muitos modos de viver a vida religiosa, os Crúzios fazem parte dos cônegos regulares e, por isso, a vida litúrgica conventual é central. O cotidiano da vida crúzia é marcado por um ritmo de oração em comum, onde os confrades se reúnem para celebrar a Liturgia das Horas e a Eucaristia de forma pública, ou seja, aberta para a participação de todo o Povo de Deus. Esse apreço pela Liturgia forma parte de nossa identidade, pois é o alimento principal de nossa espiritualidade e parte essencial da vida conventual.

Sendo uma comunidade na fé, os crúzios reconhecem a oração como uma expressão essencial e fonte da vida e ação comunitária. A oração alimenta a fé e anima os confrades a fazer a fé dar frutos em amor. Os Crúzios reconhecem que a oração litúrgica e comunitária é uma oferenda especial de louvor ao Pai, em união com a oração de Cristo e com todo o Povo de Deus.

OS CRÚZIOS NO BRASIL

A oração litúrgica, celebração de ação de graças na Eucaristia e na Liturgia das Horas, é elemento essencial da vocação da Ordem da Santa Cruz. Por isso, temos um ícone da vida litúrgica dos Crúzios: a cruz vermelha e branca, símbolo do sangue e da água que saíram da ferida aberta no peito de Jesus na cruz, representa a tradição litúrgica dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz. A pessoa de braços abertos faz referência ao louvor da comunidade reunida, assembléia dos filhos e filhas de Deus, que desde o amanhecer (sol) até à noite (lua), bendiz a Trindade Santa, santificando cada momento do dia. A Palavra representada pelo livro aberto, faz referência aos salmos, cânticos e hinos extraídos da Sagrada Escritura e meditados na Liturgia da Igreja.

IGREJA CONVENTUAL DA SANTA CRUZ

Horários das Orações e Celebrações na Igreja Conventual

SEGUNDA – SEXTA
06:50 – LAUDES
07:15 – MISSA
17:30 – VÉSPERAS

SÁBADO
07:30 – LAUDES
17:30 – VÉSPERAS
19:00 – MISSA

DOMINGO
7:30 – LAUDES
17:30 – VÉSPERAS